LINFADENECTOMIA TORÁCICA TOTAL POR TORACOSCOPIA NO TRATAMENTO DO CANCRO DO ESÓFAGO

Resumo

INTRODUÇÃO: No cancro do esófago a resseção cirúrgica e correspondente linfadenectomia permanece a única estratégia terapêutica que oferece possibilidade de cura. Apesar da abordagem minimamente invasiva permitir a realização de uma adequada linfadenectomia com menor morbilidade associada, a sua alta complexidade técnica leva a que muitos centros ainda não a executem de forma rotineira.


OBJETIVO: Sistematização da técnica cirúrgica adequada para a realização de linfadenectomia torácica por toracoscopia, no tratamento do cancro do esófago. Este vídeo mostra, de forma sistematizada, a linfadenectomia torácica total, realizada por toracoscopia num centro de alto volume (40/ esofagectomias ano), realçando a anatomia e os passos críticos desta linfadenectomia que permitem a sua realização com reduzida morbilidade associada.


VÍDEOhttps://youtu.be/dEpM2on0dto

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2022-12-04
Como Citar
BARROS, Inês et al. LINFADENECTOMIA TORÁCICA TOTAL POR TORACOSCOPIA NO TRATAMENTO DO CANCRO DO ESÓFAGO. Revista Portuguesa de Cirurgia, [S.l.], n. 53, p. 105-107, dec. 2022. ISSN 2183-1165. Disponível em: <https://revista.spcir.com/index.php/spcir/article/view/969>. Acesso em: 08 feb. 2023. doi: https://doi.org/10.34635/rpc.969.
Secção
Vídeos