LINFADENECTOMIA TORÁCICA SUPERIOR NO CARCINOMA DO ESÓFAGO
Resumo
A neoplasia do esófago é a sexta causa de morte neoplásica a nível mundial e a sua incidência tem vindo a aumentar. A cirurgia com correspondente linfadenectomia é o único tratamento com intenção curativa. A linfadenectomia mediastínica superior aborda os gânglios do grupo 105, 106 recR e L, 106 tbR e tbL e 106 pre. A linfadenectomia destes territórios está indicada para tumores situados tanto a nível do terço superior como médio como inferior do esófago torácico. É importante a sistematização das indicações e da técnica cirúrgica adequada para abordagem deste território. Este vídeo mostra, de forma sistematizada, a linfadenectomia torácica superior, via aberta, realçando as indicações, a anatomia desta zona e a forma de realizar esta linfadenectomia com a menor morbilidade possível.
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.