Abordagem Terapêutica dos Sarcomas Retroperitoneais – Experiência de 10 anos num Centro de Referência
Abstract
Devido á sua localização os sarcomas retroperitoneais têm uma apresentação clínica inicial subtil sendo diagnosticados frequentemente quando já atingiram grandes dimensões. A proximidade de estruturas viscerais e vasculares condiciona a possibilidade de se obter margens de ressecção livres de tumor. O papel das terapêuticas complementares (quimioterapia e radioterapia) utilizadas pré operatoriamente ou a título adjuvante está por esclarecer. A importância de obter uma ressecção macro e microscopicamente completa do tumor para o controle local e sistémico da doença leva a que se proceda a ressecções viscerais e/ou vasculares em bloco.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.