Hérnia de Amyand - Caso Clínico e Revisão da Literatura
Resumo
O diagnóstico de apendicite aguda pode constituir um desafio para o Cirurgião Geral. A possibilidade do apêndice ileocecal se apresentar em diferentes localizações e a eventual carência de clínica sugestiva podem levar a que o diagnóstico só seja possível intra-operatoriamente. A Hérnia de Amyand, definida como a presença de apêndice ileocecal em saco herniário, apresenta-se muitas vezes como uma hérnia inguino-escrotal direita encarcerada. Não existe um tratamento standard para a resolução da Hérnia de Amyand. Factores como a presença de apêndice inflamado, contaminação do campo operatório, idade do doente e condicionantes anatómicas são determinantes na opção da técnica cirúrgica. Os autores apresentam o caso clínico de um doente do sexo masculino de 82 anos de idade que recorre ao Serviço de Urgência com hérnia inguino-escrotal direita volumosa, com encarceramento. Tratava-se de uma Hérnia de Amyand, tendo sido realizada apendicectomia em apêndice gangrenoso, não perfurado, seguido de correcção do defeito herniário com prótese pela técnica de Rutkow-Robbins. O período de pós-operatório decorreu sem intercorrências relevantes, registando-se alta hospitalar ao 3o dia.
Palavras-Chave: Hérnia de Amyand; Hérnia inguino-escrotal encarcerada; Apendicite Aguda
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.