Paraganglioma gangliocítico da ampola de Vater: Caso clínico
Resumo
O Paraganglioma gangliocítico (PG) é um tumor raro, que tem sido reportado de forma crescente desde que foi descrito pela primeira vez em 1962.
Localiza-se frequentemente na segunda porção do duodeno, em particular na Ampola de Vater e apresenta como manifestação clínica mais comum, a hemorragia gastrointestinal.
Histológicamente apresenta três tipos celulares, que variam na proporção entre si: epitelióides, fusiformes e ganglionares.
O PG é considerado uma neoplasia benigna, embora estejam descritos casos de metastização linfática regional.
A ampulectomia transduodenal surge como opção terapêutica para tumores ampulares benignos, já que entre outras vantagens pode ser efectuada com baixa taxa de morbilidade e de recidiva.
Um seguimento prolongado destes doentes é aconselhado.
Palavras-chave: Paraganglioma gangliocítico, Ampola de Vater, Ampulectomia transduodenal
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.