Obstrução intestinal alta por Bandas de Ladd
Abstract
As bandas de Ladd são uma patologia característica da infância, rara na idade adulta, exigindo o seu diagnóstico um elevado grau de suspeição nesta faixa etária. Os doentes sintomáticos podem ter uma apresentação crónica ou aguda, com volvo, isquémia intestinal ou hérnia interna. O exame complementar de diagnóstico com maior acuidade é a tomografia computorizada do abdómen, embora muitas vezes o diagnóstico seja feito incidentalmente através de exames efectuados por outros motivos, ou em cirurgias por motivos não relacionados, ou por oclusão intestinal do intestino delgado. Neste artigo, apresentamos o caso de um homem de 54 anos, com sintomas crónicos, que se apresentou com um quadro agudo de obstrução duodenal.
Downloads
References
(1) Burke MS, Glick PL. Gastrointestinal malrotation with volvulus in an adult. Am J Surg 2008, 195: 501-503.
(2) Robles MDM, Mengual BMM, Tejón MJA, Arias FG, Martín AFS. Obstrucción duodenal por bandas de Ladd. Emergencias 2007, 19: 162-163.
(3) Durkin ET, Lund DP, Shaaban AF, Schurr MJ, Weber SM. Age-related differences in diagnosis and morbidity of intestinal malrotation. J Am Coll Surg 2008, 206: 658-663.
(4) Emanuwa OF, Ayantunde AA, Davies TW. Midgut malrotation first presenting as acte bowel obstruction in adulthood: a case report and literature review. World Journal of Emergency Surgery 2011, 6:22.
(5) Mathews R, Thenabadu S, Jaiganesh T. Abdominal pain with a twist. International Journal of Emergency Medicine 2011, 4:21.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.