Avaliação do risco cirúrgico nos doentes com cancro colo-rectal: POSSUM ou ACPGBI?

  • André Goulart Interno de Formação Específica de Cirurgia Geral do Hospital de Braga - SERVIÇO CIRURGIA – HOSPITAL DE BRAGA (PORTUGAL)
  • Sandra Martins Assistente de Anatomia da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho; Investigadora e Aluna de Doutoramento do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) e ICVS/3B’s Laboratório Associado da Universidade do Minho - SERVIÇO CIRURGIA – HOSPITAL DE BRAGA (PORTUGAL)

Resumo

Introdução: Diversos modelos têm sido desenvolvidos para prever o risco cirúrgico dos doentes submetidos a cirurgia por cancro colo- -rectal (CCR), contudo actualmente ainda não existe nenhum que responda satisfatoriamente a essa necessidade.

Material e métodos: Foram analisados os processos de 345 doentes submetidos a tratamento cirúrgico por CCR no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga e calculado o risco cirúrgico previsto pelas escalas Physiological and Operative Severity Score for the enumeration of Mortality and Morbidity (POSSUM), Portsmouth POSSUM (P-POSSUM), ColoRectal POSSUM (CR-POSSUM), Association of Coloproctology of Great Britain and Ireland (ACPGBI) e ACPGBI modificado. Para todas as escalas de risco foi comparada a mortalidade prevista com a observada e realizada a análise de curva Receiver Operating Characteristic (ROC).

Resultados e conclusão: O estudo incluiu 345 doentes operados por CRC, 211 homens e 126 mulheres com média de idade de 68 anos. Na maioria dos doentes (61,0%) o cancro localizou-se no cólon tendo sido a maioria (86,4%) submetidos a cirurgia de forma electiva. A mortalidade pós-operatória global observada aos 30 dias foi de 3,768%. No nosso estudo, apesar de nenhum dos modelos mostrar ser estatisticamente superior a outro, o modelo ACPGBI foi o que apresentou melhor capacidade discriminativa, o que aliado à maior facilidade de aplicação o torna no modelo escolhido para avaliar o risco cirúrgico, na nossa população.

Palavras-chave (MeSH): cancro colo-rectal, POSSUM, P-POSSUM, CR-POSSUM, ACPGBI 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Como Citar
GOULART, André; MARTINS, Sandra. Avaliação do risco cirúrgico nos doentes com cancro colo-rectal: POSSUM ou ACPGBI?. Revista Portuguesa de Cirurgia, [S.l.], n. 24, p. 19-28, mar. 2013. ISSN 2183-1165. Disponível em: <https://revista.spcir.com/index.php/spcir/article/view/4>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Secção
Artigos Originais