Varizes dos Membros Inferiores. Exame ecodoppler: classificação dos refluxos venosos e estratégia de tratamento cirúrgico

  • Carlos Pereira Alves Serviço Universitário de Cirurgia 6 do Hospital dos Capuchos – Centro Hospitalar de Lisboa Central & Clínica de Veias do Hospital da Ordem Terceira Lisboa - Portugal
  • Ângela Marques Serviço de Imagiologia do Hospital dos Capuchos – Centro Hospitalar de Lisboa Central - Portugal

Resumo

Os autores referem as possibilidades do exame ecodoppler venoso com cor no estudo das varizes dos membros inferiores.
Descrevem a metodologia do exame de acordo com o documento de consenso da União Internacional de Flebologia e baseados numa extensa pratica clinica apresentam protocolo do exame ecodoppler venoso.
Analisam evidências relevantes do exame ecodoppler venoso que tem estado na base de um novo conceito de início e evolução das varizes dos membros inferiores, um conceito centrípeto de início de fora para dentro, das colaterais para as veias safenas e evolução ascendente em oposição ao clássico conceito centrífugo de inicio de dentro para fora, das veias safenas para as colaterais e evolução descendente.
Os resultados do exame ecodoppler venoso têm igualmente estado na base descritiva de diferentes tipos de refluxo venoso que culminaram numa classificação simplificada de dois grandes tipos de refluxo venoso: o refluxo axial e o segmentar. Esta classificação, que começa a ser utilizado nos relatórios dos exames, tem como consequência relevante na cirurgia das varizes a possibilidade de flebectomias das colaterais varicosas nas varizes com refluxo segmentar preservando a grande safena, evitando assim a crossectomia e “stripping” e reservando a cirurgia clássica para as varizes com refluxo axial. Esta estratégia de tratamento cirúrgico tem mostrado no seguimento clinico e ecodoppler resultados iguais ou melhores que uma estratégia de tratamento cirúrgico estandardizado.

Palavras-chave: varizes dos membros inferiores, ecodoppler venoso com cor, refluxos venosos, cirurgia 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-09-14
Como Citar
ALVES, Carlos Pereira; MARQUES, Ângela. Varizes dos Membros Inferiores. Exame ecodoppler: classificação dos refluxos venosos e estratégia de tratamento cirúrgico. Revista Portuguesa de Cirurgia, [S.l.], n. 22, p. 41-54, sep. 2012. ISSN 2183-1165. Disponível em: <https://revista.spcir.com/index.php/spcir/article/view/37>. Acesso em: 31 may 2023.
Secção
Artigos de Revisão