Tumor estromal gástrico: A propósito de uma complicação rara e grave
Resumo
Apresentação e descrição do caso clínico de doente com 82 anos, do sexo feminino, que recorreu ao SU por apresentar dor epigástrica e febre e em que foi diagnosticada uma neoplasia gástrica por endoscopia alta. No decurso do internamento apresentou perfuração de víscera oca e quadro de choque séptico, pelo que foi operada. Per-operatoriamente identificou-se uma perfuração gástrica em formação polipóide exofítica e procedeu-se a gastrectomia atípica.
O exame histológico revelou tratar-se de tumor estromal do estômago de alto risco biológico, com perfuração e imunorreactividade para CD117 (difusa, membranar e em “dot”), CD34 (focal) e ausência de imunorreactividade para actina, proteína S-100 e desmina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.