O Professor Catedrático e Cirurgião Eduardo Esteves Pinto, um marco da Cirurgia Cardiotorácica.docx

Autores

  • Fatima Margarida Jardim Coelho Licenciada em Ciências Básicas da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto http://orcid.org/0009-0008-4934-0803
  • Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz Membro do Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigadora do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0002-1186-5216
  • Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira Diretor do Departamento de Fisiologia e Cirurgia Cardiotorácica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Coordenador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular http://orcid.org/0000-0001-7808-3596

DOI:

https://doi.org/10.34635/rpc.1039

Palavras-chave:

Biografia, Cirurgia Torácica, Faculdade

Resumo

Introdução: O Professor Eduardo Esteves Pinto é um dos notáveis que muito contribuiu para o progresso da Medicina em Portugal. Esta dissertação tem como principal objetivo homenagear o Professor Universitário e Cirurgião de excelência que se destacou pela sua competência e humanidade na sua rotina profissional.

Métodos: Esta investigação foi fundamentada numa pesquisa detalhada feita no Repositório Temático da Universidade do Porto, na Biblioteca Municipal do Porto, na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no Arquivo e Biblioteca da Casa da Prelada. Foram também essenciais os artigos escritos em sua homenagem, na Revista Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular, pelo Professor Hernâni Lencastre e pelo Professor Pedro Bastos. A investigação contou ainda com o testemunho dos Professores Pedro Bastos, Manuel Rodrigues Gomes e Walter Osswald e com a informação e fotografias gentilmente cedidas pela família que apoiou a realização deste trabalho.

Resultados: Inicia a sua carreira académica e cirúrgica no ano de 1933, na Faculdade de Medicina do Porto e no Hospital de Santo António, respetivamente, após completar o curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Porto. Cirurgião, dotado de uma técnica aprimorada, destacou-se no tratamento de doentes com tuberculose pulmonar, no Sanatório D. Manuel II e no Sanatório-Hospital Rodrigues Semide. Em 1938, toma posse do cargo de Professor Catedrático de Pneumotisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Jubilou-se em 1979, deixando discípulos que o recordam como exemplo de humildade e profissionalismo.

Discussão: O Professor Eduardo Esteves Pinto exerceu funções de muita responsabilidade, tendo uma ascensão relativamente rápida na sua carreira académica e cirúrgica, fruto do seu empenho, dedicação e competência. Professor de Pneumotisiologia, Cirurgião Torácico e Diretor do Serviço de Pneumotisiologia do Hospital de São João, Eduardo Esteves Pinto foi um nome sonante na época em que viveu, entre 1909 e 1989. Também esposo e pai de três filhas, deixou uma enorme saudade, em 1989, quando faleceu vítima de doença prolongada.

Conclusão: Numa era em que o futuro se avizinha tão incerto, é de crucial importância recordar aqueles que trouxeram progresso, sem deixar para segundo plano a humanidade de bem cuidar o próximo. O Professor Eduardo Esteves Pinto foi um mestre e cuidador que merece ser homenageado e recordado, servindo de exemplo para quem, como eu, vai começar em breve a sua jornada profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Bastos P (2019) In Memoriam. Revista Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica. Volume 26 - Nº4, 257-258.
2. Lencastre H (2019) Professor, Mestre e Amigo. Revista Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica. Vol 26. Nº 4, 255.
3. Pinto E (1960) Curriculum vitae (Porto).
4. Pinto E (1948) Curriculum vitae (Porto).
5. Reitoria da Universidade do Porto (1929-1955) Autos de Posse (Porto: Universidade do Porto).
6. Reitoria da Universidade do Porto (1960) Autos de Posse (Porto: Universidade do Porto).
7. Reitoria da Universidade do Porto (1970) Autos de Posse (Porto: Universidade do Porto).
8. Reitoria da Universidade do Porto (SD) Livro de cadastro de pessoal: Livros antigos: Dalmindo a Jorge (Porto: Universidade de Porto).
9. Faculdade de Medicina do Porto (maio 1932) Livros dos quintanistas de Medicina Porto (Porto).
10. Novo Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto. O Primeiro de Janeiro, in press.
11. Santa Casa da Misericórdia (1933) Relatório 1932-33 (Arquivo Histórico da Casa da Prelada, Porto).
12. Homepage/Website: repositorio-tematico.up.pt [homepage da internet]. Repositório Temático da Universidade do Porto [Internet]. Disponível em: https://repositorio-tematico.up.pt/handle/10405/34269

Downloads

Publicado

2024-08-15

Edição

Secção

Artigos Originais