O Professor Catedrático e Cirurgião Eduardo Esteves Pinto, um marco da Cirurgia Cardiotorácica.docx
DOI:
https://doi.org/10.34635/rpc.1039Palavras-chave:
Biografia, Cirurgia Torácica, FaculdadeResumo
Introdução: O Professor Eduardo Esteves Pinto é um dos notáveis que muito contribuiu para o progresso da Medicina em Portugal. Esta dissertação tem como principal objetivo homenagear o Professor Universitário e Cirurgião de excelência que se destacou pela sua competência e humanidade na sua rotina profissional.
Métodos: Esta investigação foi fundamentada numa pesquisa detalhada feita no Repositório Temático da Universidade do Porto, na Biblioteca Municipal do Porto, na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no Arquivo e Biblioteca da Casa da Prelada. Foram também essenciais os artigos escritos em sua homenagem, na Revista Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular, pelo Professor Hernâni Lencastre e pelo Professor Pedro Bastos. A investigação contou ainda com o testemunho dos Professores Pedro Bastos, Manuel Rodrigues Gomes e Walter Osswald e com a informação e fotografias gentilmente cedidas pela família que apoiou a realização deste trabalho.
Resultados: Inicia a sua carreira académica e cirúrgica no ano de 1933, na Faculdade de Medicina do Porto e no Hospital de Santo António, respetivamente, após completar o curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Porto. Cirurgião, dotado de uma técnica aprimorada, destacou-se no tratamento de doentes com tuberculose pulmonar, no Sanatório D. Manuel II e no Sanatório-Hospital Rodrigues Semide. Em 1938, toma posse do cargo de Professor Catedrático de Pneumotisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Jubilou-se em 1979, deixando discípulos que o recordam como exemplo de humildade e profissionalismo.
Discussão: O Professor Eduardo Esteves Pinto exerceu funções de muita responsabilidade, tendo uma ascensão relativamente rápida na sua carreira académica e cirúrgica, fruto do seu empenho, dedicação e competência. Professor de Pneumotisiologia, Cirurgião Torácico e Diretor do Serviço de Pneumotisiologia do Hospital de São João, Eduardo Esteves Pinto foi um nome sonante na época em que viveu, entre 1909 e 1989. Também esposo e pai de três filhas, deixou uma enorme saudade, em 1989, quando faleceu vítima de doença prolongada.
Conclusão: Numa era em que o futuro se avizinha tão incerto, é de crucial importância recordar aqueles que trouxeram progresso, sem deixar para segundo plano a humanidade de bem cuidar o próximo. O Professor Eduardo Esteves Pinto foi um mestre e cuidador que merece ser homenageado e recordado, servindo de exemplo para quem, como eu, vai começar em breve a sua jornada profissional.
Downloads
Referências
2. Lencastre H (2019) Professor, Mestre e Amigo. Revista Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica. Vol 26. Nº 4, 255.
3. Pinto E (1960) Curriculum vitae (Porto).
4. Pinto E (1948) Curriculum vitae (Porto).
5. Reitoria da Universidade do Porto (1929-1955) Autos de Posse (Porto: Universidade do Porto).
6. Reitoria da Universidade do Porto (1960) Autos de Posse (Porto: Universidade do Porto).
7. Reitoria da Universidade do Porto (1970) Autos de Posse (Porto: Universidade do Porto).
8. Reitoria da Universidade do Porto (SD) Livro de cadastro de pessoal: Livros antigos: Dalmindo a Jorge (Porto: Universidade de Porto).
9. Faculdade de Medicina do Porto (maio 1932) Livros dos quintanistas de Medicina Porto (Porto).
10. Novo Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto. O Primeiro de Janeiro, in press.
11. Santa Casa da Misericórdia (1933) Relatório 1932-33 (Arquivo Histórico da Casa da Prelada, Porto).
12. Homepage/Website: repositorio-tematico.up.pt [homepage da internet]. Repositório Temático da Universidade do Porto [Internet]. Disponível em: https://repositorio-tematico.up.pt/handle/10405/34269
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.