Video: CIRURGIA DE CITORREDUÇÃO COM QUIMIOTERAPIA HIPERTÉRMICA INTRA-PERITONEAL NO CANCRO GÁSTRICO POR LAPAROSCOPIA
DOI:
https://doi.org/10.34635/rpc.987Resumo
Carcinomatose peritoneal no cancro gástrico representa doença disseminada com um mau prognóstico. A Cirurgia de Citorredução (CRS) com Quimioterapia Hipertérmica Intra-peritoneal (HIPEC) mostrou benefício na sobrevida dos doentes em algumas neoplasias, mas o seu papel na carcinomatose peritoneal por cancro gástrico não está completamente esclarecido. CRS-HIPEC realizado aquando de uma gastrectomia potencialmente curativa parece aumentar a sobrevida, especialmente em doentes com citologia positiva.
CRS-HIPEC por via laparoscópica (L-CRS-HIPEC) tem sido proposto como uma opção de tratamento menos invasiva em doentes com carcinomatose peritoneal limitada ou citologia peritoneal positiva.
Apresentamos um caso uma doente do sexo feminino com um adenocarcinoma da pequena curvatura gástrica com citologia positiva para células neoplásicas. Foi submetida a quimioterapia neoadjuvante com FOLFOX e o TC de re-estadiamento não mostrou sinais de metastização à distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.