Hemangioma Esplénico no Adulto e Síndrome de Kasabach-Merritt
Resumo
A síndrome de Kasabach Merritt é uma doença rara, característica das idades juvenis, que cursa como uma associação entre hemangioma capilar e trombocitopenia. Apresentamos um caso raro de um doente de 65 anos do sexo masculino, seguido em consulta externa de hematologia por massa abdominal, coagulopatia e trombocitopenia. A investigação clínica revelou a existência de um volumoso hemangioma ocupando a quase totalidade do parênquima esplénico. Foi submetido a esplenectomia total, verificando se a subsequente correcção da trombocitopenia. Apresenta se este caso pela raridade da associação entre hemangioma cavernoso esplénico e esta síndrome, salientando o contributo da terapêutica cirúrgica e a documentação iconográfica recolhida.
Palavras-chave: hemangioma; neoplasia esplénica; síndrome de Kasabach Merritt, esplenectomia.
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.