ÍNDICE DE RESPOSTA INFLAMATÓRIA SISTÉMICA COMO FATOR PROGNÓSTICO EM DOENTES COM ADENOCARCINOMA DO PÂNCREAS METASTIZADO
DOI:
https://doi.org/10.34635/rpc.870Abstract
INTRODUÇÃO
O adenocarcinoma do pâncreas (PDAC) apresenta-se como um tumor sólido com prognóstico extremamente desfavorável, tendo uma sobrevida global (OS) aos 5 anos de aproximadamente 5%. Na doença metastizada, os esquemas de quimioterapia (QT) aprovados em primeira linha são variados, maioritariamente à base de platino ou gemcitabina. O índice de resposta inflamatória sistémica (SIRI) consiste num score calculado com base nos rácios neutrófilos/linfócitos (NLR) e monócitos/linfócitos (MLR), com valor prognóstico demonstrado em diversos tipos de neoplasias sólidas. Estudos prévios sugerem que valores elevados de SIRI estão associados a piores outcomes em doentes com PDAC metastizado, contudo os valores de cut-off descritos na literatura são variados.
OBJETIVOS
Esta análise retrospetiva pretende avaliar a população de doentes com PDAC metastizado tratados num serviço de Oncologia Médica em relação às suas características clinico-demográficas e validar o valor prognóstico de SIRI de acordo com um valor de cut-off calculado.
MATERIAL E MÉTODOS
Análise retrospetiva de todos os doentes com o diagnóstico de PDAC estadio IV (AJCC 8th ed.) tratados com QT em contexto paliativo, seguidos num serviço de Oncologia Médica entre 1 de Janeiro de 2016 e 31 de Março de 2020. A análise de sobrevivência foi efetuada usando o método de Kaplan-Meier e a regressão de Cox. O valor de SIRI foi determinado através da fórmula NLR*MLR, tendo sido obtido o valor de cut-off através da análise de curva ROC.
RESULTADOS
Foram identificados no total 71 doentes com as características referidas. Nesta amostra, o número de doentes do sexo masculino e feminino encontra-se representado na mesma proporção, 50,7% (n=36) e 49,3% (n=35) respetivamente, com uma mediana de idade de 71 anos (34- 88). 73,2% (n=52) dos doentes apresentava um ECOG performance status (PS) inicial entre 0 e 1. Relativamente a QT de primeira linha, 69% (n=49) dos doentes realizou um esquema à base de gemcitabina e 29,5% (n=21) cumpriu QT à base de platino. A mediana de follow-up foi de 6,7 meses, com uma mediana de OS de 8,12 meses (IC 95% 5,91-10,33). Estratificando de acordo com o valor de cut-off obtido por curva ROC de 1,34, a OS mediana no grupo com SIRI < 1,34 foi de 18,54 meses versus 3,32 meses no grupo com SIRI ≥ 1,34 (HR 0,26; IC 95% 0,15-0,46; p<0,0001). Em análise multivariada, o valor de SIRI mostrou-se ainda um fator de prognóstico independente do tipo de QT de primeira linha e ECOG PS (HR 0,28; p<0,0001).
DISCUSSÃO
A identificação de biomarcadores no sangue periférico com potencial valor prognóstico tem-se tornado um foco de investigação, sobretudo marcadores associados a resposta inflamatória sistémica. Neste estudo retrospetivo, valores de SIRI ≥ 1,34 pré-tratamento associam-se a uma OS significativamente inferior, independentemente dos citotóxicos utilizados em primeira linha e do ECOG PS inicial.
CONCLUSÕES
De acordo com estes resultados, e em concordância com estudos prévios, o valor de SIRI constitui um fator prognóstico em doentes com PDAC metastizado, podendo futuramente integrar um score prognóstico com validade clínica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.