ENUCLEAÇÃO DE LIPOMA ESOFÁGICO SUBMUCOSO POR VATS
Resumo
Objetivos: relato de um caso de uma enucleação toracoscópica de um lipoma esofágico. Os lipomas do trato gastrointestinal, e concretamente os lipomas esofágicos, são extremamente raros. A enucleação cirúrgica está indicada nos casos sintomáticos ou com diagnóstico inconclusivo. Nos últimos anos, a enucleação toracoscópica tem-se vindo a demonstrar como a abordagem preferida para a maioria destas lesões.
Métodos: os dados clínicos foram coletados a partir de registos computadorizados do processo do paciente, assim como registos, vídeos e fotografias colhidos durante a cirurgia.
Resultados: paciente de 68 anos de idade, sexo masculino, diabético e hipertenso, com clínica de disfagia, associada a impactação por compressão extrínseca. A endoscopia digestiva alta revelou uma massa no espaço submucoso, com mucosa esofágica normal, a 22cm da arcada dentária superior. A TC revelou um lipoma esofágico de 42x9x16 a nível do esófago medio-superior, com efeito de massa e compressão luminal. Em abril de 2016, o paciente foi submetido a uma enucleação do lipoma esofágico por via toracoscópica vídeo assistida. Foi realizada incisão na camada muscular externa do esófago de forma a expor a lesão, que foi completamente enucleada. A cirurgia e o período pós-operatório decorreram sem intercorrências, tendo alta ao 3º dia. A histologia confirmou o diagnóstico de lipoma. Atualmente, o paciente encontra-se assintomático.
Conclusões: os tumores benignos do esófago são muito raros. O tratamento depende da clínica, do tamanho e da origem dos mesmos. Embora os lipomas sejam raros no esófago, o diagnóstico precoce e a ressecção devem ser recomendados para todos os casos sintomáticos. A enucleação VATS de lipomas esofágicos é um tratamento seguro e eficaz.
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.