Gastrite Enfisematosa – Relato de um caso
Resumo
Introdução: A gastrite enfisematosa é uma entidade clínica rara caracterizada por ar na parede gástrica devido à invasão por microrganis- mos produtores de gás.
Relato de caso: Homem de 81 anos, diabético, insuficiente renal crónico e portador de úlcera gástrica, trazido ao Serviço de Urgência por dor abdominal, hematemeses e paragem na emissão de gases e fezes. Perante quadro de oclusão intestinal, colocou-se como principal hipótese etiológica complicação de úlcera péptica (hemorragia ou perfuração). A tomografia axial compu- tadorizada demonstrou presença de ar na parede do estômago e sistema venoso portal, aumento do volume vesicular e neoformação no cólon ascendente. O doente foi eficazmente tratado por terapêutica cirúrgica. O exame histopatológico estabeleceu os diagnósticos definitivos de gastrite enfisematosa, colecistite aguda e adenocarcinoma do cólon.
Conclusão: O diagnóstico precoce e o tratamento cirúrgico adequado foram atitudes importantes para contrariar a elevada taxa de mortalidade que caracteriza a gastrite enfisematosa.
Palavras-chave: Gastrite, hematemeses, adenocarcinoma, colecistite.
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.