Gastrite Enfisematosa – Relato de um caso

  • Ermelindo Silva Tavares Interno do Internato Complementar de Dermatologia e Venereologia, Serviço de Dermatologia e Venereologia, Hospital Distrital de Santarém, Santarém, Portugal
  • José Nunes Lima Assistente Graduado de Cirurgia Geral, Serviço de Cirurgia Geral Hospital Distrital de Santarém, Santarém, Portugal

Resumo

Introdução: A gastrite enfisematosa é uma entidade clínica rara caracterizada por ar na parede gástrica devido à invasão por microrganis- mos produtores de gás.

Relato de caso: Homem de 81 anos, diabético, insuficiente renal crónico e portador de úlcera gástrica, trazido ao Serviço de Urgência por dor abdominal, hematemeses e paragem na emissão de gases e fezes. Perante quadro de oclusão intestinal, colocou-se como principal hipótese etiológica complicação de úlcera péptica (hemorragia ou perfuração). A tomografia axial compu- tadorizada demonstrou presença de ar na parede do estômago e sistema venoso portal, aumento do volume vesicular e neoformação no cólon ascendente. O doente foi eficazmente tratado por terapêutica cirúrgica. O exame histopatológico estabeleceu os diagnósticos definitivos de gastrite enfisematosa, colecistite aguda e adenocarcinoma do cólon.

Conclusão: O diagnóstico precoce e o tratamento cirúrgico adequado foram atitudes importantes para contrariar a elevada taxa de mortalidade que caracteriza a gastrite enfisematosa.

Palavras-chave: Gastrite, hematemeses, adenocarcinoma, colecistite. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Como Citar
TAVARES, Ermelindo Silva; LIMA, José Nunes. Gastrite Enfisematosa – Relato de um caso. Revista Portuguesa de Cirurgia, [S.l.], n. 20, p. 65-68, mar. 2012. ISSN 2183-1165. Disponível em: <https://revista.spcir.com/index.php/spcir/article/view/53>. Acesso em: 23 set. 2019.
Secção
Caso Clínico