HÉRNIA VENTRAL DE SPIEGEL: RELATO DE CASO E REVISÃO BREVE DA LITERATURA
Resumo
A hérnia de Spiegel é um tipo incomum e raro dentre as diversas hérnias ventrais relatadas. Ocorre através da fáscia de Spiegel na parede abdominal e geralmente é pequena, se desenvolvendo em sua maioria durante a quarta e sétima década de vida e necessitando de reparos cirúrgicos por risco de encarceramento. O presente estudo relata um caso de hérnia de Spiegel com seus achados clínicos, radiológicos e desfecho cirúrgico, além de apresentar uma breve revisão da literatura.
Downloads
Referências
2. Andreazza C, Wild N, Riva DD, Zanotelli VA, Britto MA. Hérnia de Spiegel: suspeição diagnóstica e tratamento. Rev AMRIGS. 2015;59(4):300-2.
3. Chaib PS, Coltri RP, Castro MMO. Hérnia de Spiegel bilateral volumosa. Relatos Casos Cir.2017;(4):1-5.
4. Goulart A, Marques H, Reis M. Hérnia de Spiegel: descrição de caso clínico com análise da literatura. Revista Portuguesa de Cirurgia. 2015;(35):41–7.
5. Petroianu A. Clínica Cirúrgica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2010:204-06.
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.