CONDROSSARCOMA TRAQUEAL GRAU II: RELATO DE CASO
Resumo
Neste trabalho é apresentado um caso clínico de um condrossarcoma traqueal grau II. Os condrossarcomas são neoplasias malignas na região de cabeça e pescoço que possuem uma prevalência de 5 a 12% na população. Podem ser originários na cartilagem, na ossificação endocondral, ou tecido mesenquimatoso da base do crânio. Na região de cabeça e pescoço,a lesão ocorre, principalmente, na base de crânio e frequentemente envolve a região occipital. A cavidade nasal, maxila e laringe podem estar envolvidas, entretanto a literatura é extremamente escassa em relação a casos de condrossarcomas traqueais. O objetivo deste estudo é apresentar um caso incomum de condrossarcoma traqueal e discutir o quadro clínico e seu diagnóstico. Relata-se, assim, um caso de condrossarcoma traqueal em uma paciente de 74 anos, e apresenta-se o conhecimento científico relacionado a este tumor.
Downloads
Referências
2. Giuffrida A.Y., Burguento J.E., Koniaris L.G. Chondrosarcoma in the United States (1973-2003): an analysis of 2890 cases from SEER database. J Bone Joint Surg Am; 2009.
3. Evans HL, Ayala AG, Romsdahl MM. Prognostic factors in chondrosarcoma of bone. Cancer. 1977;40:818-31.
4. Forones NM, Filho RJG, Tadokoro H, Freire CAR, Schor N,editor. Guia de medicina ambulatorial e hospitalar de oncologia – UNI- FESP/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole; 2004.
5. Tossato, P. dos S.; Pereira, A. C.; Cavalcanti, M. G. P. Osteossarcoma e condrossarcoma – diferenciação radiográfica por meio da tomografia computadorizada. Pesqui Odontol Bras, v. 16, n. 1, p. 69-76, jan./mar. 2002.
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.