Pâncreas ectópico: forma rara de apresentação
Resumo
Pâncreas ectópico é uma malformação congénita definida pela presença de tecido pancreático em localização diferente da habitual. A localização a nível jejunal é rara, tal como a apresentação na forma de oclusão intestinal. A maioria são achados incidentalmente, sendo clinicamente evidentes quando complicados. O caso clínico reporta-se a uma paciente de setenta e quatro anos de idade que recorreu ao Serviço de Urgência com um quadro de oclusão intestinal condicionada por massa sólida na dependência do jejuno. Foi submetida a cirurgia com ressecção da neoformação. A histologia revelou pancreatite aguda em pâncreas ectópico em ansa de delgado. Sendo a histologia fundamental, o uso de exame extemporâneo intra-operatório poderá evitar cirurgias excessivamente radicais. Este caso é apresentado com o objectivo de manter presente esta entidade no diagnóstico diferencial de situações de oclusão intestinal.
Downloads
Referências
2. Gupta MK, Karlitz JJ, Raines DL, et al. Heterotopic pancreas. J La State Med Soc, 2010; 162: 310-313
3. Ormarsson OT, Gudmundsdottir I, Marvik R. Diagnosis and treatment of gastric heterotopic pancreas. World J Surg 2006; 30: 1682-1689
4. Christodoulidis G, Zacharoulis D, Barbanis S, et al. Heterotopic pancreas in the stomach: a case report and literature review. World J Gastroenterol 2007; 13: 6098-6100
5. Chandra N, Campbell S, Gibson M, Reece-Smith H, Mee A. Intussusception caused by a heterotopic pancreas. Case report and literature review. JOP. J Pancreas (Online) 2004; 5: 476-479
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.