Ruptura da Glândula Tiróide associada a Trauma Cervical Fechado – caso clínico
Resumo
Embora a lesão de partes moles no trauma cervical seja relativamente comum, a lesão da tiróide é extremamente rara, como ressalta a literatura em Inglês. Os trabalhos relatam que o trauma da glândula tiróide é muito raro em pacientes sem bócio pré-existente. Este artigo relata um caso de trauma cervical contuso numa mulher jovem sem bócio, que resultou em lesão da tiróide diagnosticada por tomografia computorizada (TC) e que foi conduzido de forma conservadora, com uma evolução favorável, sem complicações posteriores.
Downloads
Referências
Saylam B, Çomçali B, Coskun F. Thyroid Gland Hematoma After Blunt Neck Trauma. West J Emerg Med. 2009; 10(4): 247-249.
Fontán FJP, Hernández MS, Vázquez SP, Novoa ML. Thyroid Gland Rupture After Blunt Neck Trauma. J Ultrasound Med. 2001; 20: 1249-1251.
S. Arana-Garza et al. Thyroid Gland Rupture After Blunt Neck Trauma: A Case Report and Review of the Literature. International Journal of Surgery Case Reports 12 (2015) 44-47.
American College of Surgeons, 9th ed. Advanced Trauma Life Support Student Course Manual, 2012.
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.