Enterite Rádica – apresentação dum caso clínico e revisão da literatura
Resumo
A enterite rádica crónica é uma entidade clínica pouco frequente que tem vindo a aumentar de incidência mesmo com a evolução de técnicas que minimizam os efeitos deletérios da radioterapia. São várias as abordagens médicas sugeridas para o seu controlo, no entanto 1/3 dos doentes necessitam de tratamento cirúrgico ao longo do curso da doença. Os critérios para o timing e do procedimento adequado para a abordagem cirúrgica não se encontram definidos. Os autores apresentam o caso clínico de uma mulher de 64 anos, com antecedentes de radioterapia pélvica por neoplasia do colo do útero, com manifestações de enterite rádica crónica cerca de duas décadas após a radioterapia. A doente foi submetida a tratamento cirúrgico. Aos doze meses de seguimento encontrava-se assintomática e com bom estado geral. A propósito deste caso é realizada uma breve revisão das opções terapêuticas.
Downloads
Referências
2. Lefevre, J.; Amiot, A.; Joly, F.; Bretagnol, F.; Panis, Y. Risk of recurrence after surgery for chronic radiation enteritis. Br J Surg 2011; 98: 1792-1797
3. Kounturas, J.; Zavos, C. Recent advances in the management of radiation colitis. W J Gastr 2008; 14: 7289-7301
4. Hauer-Jensen, M.; Wang, J.; Denham, J. Bowel injury: Current and evolving management strategies. Sem Rad Oncol 2003; 13: 347-371
5. Regimbeau, J.; Panis, Y.; Gouzi, J.; Fagniez, P. Operative long term results after surgery for chronic radiation enteritis. Am J Surg 2001; 182: 237-242.
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.