Tratamento de Úlceras Venosas com implantes de Cronocol® – análise de 10 casos
Resumo
A insuficiência venosa crónica (IVC) dos membros inferiores é um problema de saúde com impacto negativo manifesto nas sociedades portuguesa e mundial, sendo a úlcera varicosa uma importante razão de ausência ao trabalho. A sua fisiopatologia não está totalmente esclarecida, o seu curso habitual é de cura alternando com recidiva, com uma dificuldade na cicatrização que prolonga e encarece o recurso aos cuidados de saúde. O objectivo foi avaliar clinicamente doentes com úlcera venosa crónica dolorosa à data da inclusão, sem patologias associadas e resistente a outros tratamentos, tratados com implantes de Cronocol® (colagénio com sulfato de gentamicina). Foram considerados três parâmetros: dor, adesão ao tratamento, cicatrização. O implante foi aplicado semanalmente em regime de consulta externa, posteriormente coberto com compressas, e por fim ligadura elástica na perna. Os dados da evolução com outros tratamentos antes do Cronocol®, dos quais sempre fez parte a contenção elástica, foram usados como grupo controlo. O resultado nos primeiros dez doentes (idades entre os 57 e aos 82 anos) foi o estado assintomático ao fim de 1 a 3 pensos, a evidente evolução favorável semanal (sendo os próprios doentes a referir tal aspecto), e a cicatrização completa ao fim de 2 a 27 semanas (não esquecendo a evolu- ção arrastada prévia até 240 semanas sem melhoria).Concluindo, o implante de Cronocol® melhorou substancialmente a qualidade de vida destes doentes com úlcera venosa, conseguindo-se com ele a cicatrização de úlceras venosas resistentes a outros tratamentos, além de uma redução dos custos de saúde com esta patologia.
Palavras-Chave: Úlcera de perna, úlcera varicosa, insuficiência venosa crónica, Cronocol®, colagénio, gentamicina, metaloproteinases
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.