Consentimento informado – uma sinopse

  • Jorge A. S. Melo Médico. Membro da Comissão Executiva da Comissão de Ética Para a investigação Clínica. Ex-Chefe de serviço de Hematologia Clínica do IPOFG, Lisboa. Ex-Presidente da Comissão de Ética Para a Saúde do IPOFG, Lisboa

Resumo

A prática do Consentimento Informado é recente quando comparada com a longa história da medicina. Torna-se realidade quotidiana desde o estabelecimento da bioética, nos anos setenta do século vinte, e impõe repensar os padrões tradicionais de relação médico-doente. Apesar de os fundamentos médicos e jurídicos terem mais de dois séculos a sua implementação continua sujeita a tergiversações e erros. Por isso se justifica esta sinopse que de forma sucinta passa em revista os dados fundamentais deste processo comunicacional que é o Consentimento Informado. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2007-09-29
Como Citar
MELO, Jorge A. S.. Consentimento informado – uma sinopse. Revista Portuguesa de Cirurgia, [S.l.], n. 2, p. 43-47, sep. 2007. ISSN 2183-1165. Disponível em: <https://revista.spcir.com/index.php/spcir/article/view/287>. Acesso em: 08 feb. 2023.
Secção
Artigo de Opinião