A Gastrenterologia e os Tumores Neuroendócrinos Digestivos
Abstract
Os tumores neuroendócrinos (TNE) digestivos ou gastro-entero-pancreáticos, são entidades raras. Contudo, a sua incidência tem vindo a aumentar de forma significativa nas últimas décadas1,2. Adicionalmente, o desenvolvimento de novas tecnologias como a enteroscopia por cápsula e por duplo balão, bem como a maior acessibilidade aos meios complementares de diagnóstico, endoscópicos e imagiológicos, poderá contribuir para um maior número de diagnósticos.
Por outro lado, embora tradicionalmente considerados indolentes, têm vindo a ser reconhecidos comportamentos distintos para estes tumores, aos quais se associam naturalmente diferentes prognósticos. Este reconhecimento constituiu a fundamentação da classificação da OMS de 2000, hoje largamente utilizada.
Por serem entidades raras, e pela sua heterogeneidade clínica e biológica, os TNE tornam-se com frequência de manejo complexo, requerendo uma abordagem multidisciplinar. A Gastrentrenterologia desempenha um papel central na orientação destes tumores, uma vez que intervém directamente nas vertentes diagnóstico, estadiamento, terapêutica e seguimento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.