A Gastrenterologia e os Tumores Neuroendócrinos Digestivos

  • Isabel Claro Assistente Hospitalar de Gastrenterologia, Coordenadora da Consulta Multidisciplinar de Tumores Neuroendócrinos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa de Francisco Gentil, EPE, Portugal

Abstract

Os tumores neuroendócrinos (TNE) digestivos ou gastro-entero-pancreáticos, são entidades raras. Contudo, a sua incidência tem vindo a aumentar de forma significativa nas últimas décadas1,2. Adicionalmente, o desenvolvimento de novas tecnologias como a enteroscopia por cápsula e por duplo balão, bem como a maior acessibilidade aos meios complementares de diagnóstico, endoscópicos e imagiológicos, poderá contribuir para um maior número de diagnósticos.

Por outro lado, embora tradicionalmente considerados indolentes, têm vindo a ser reconhecidos comportamentos distintos para estes tumores, aos quais se associam naturalmente diferentes prognósticos. Este reconhecimento constituiu a fundamentação da classificação da OMS de 2000, hoje largamente utilizada.

Por serem entidades raras, e pela sua heterogeneidade clínica e biológica, os TNE tornam-se com frequência de manejo complexo, requerendo uma abordagem multidisciplinar. A Gastrentrenterologia desempenha um papel central na orientação destes tumores, uma vez que intervém directamente nas vertentes diagnóstico, estadiamento, terapêutica e seguimento. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2011-03-24
How to Cite
CLARO, Isabel. A Gastrenterologia e os Tumores Neuroendócrinos Digestivos. Revista Portuguesa de Cirurgia, [S.l.], n. 16, p. 43-46, mar. 2011. ISSN 2183-1165. Available at: <https://revista.spcir.com/index.php/spcir/article/view/108>. Date accessed: 26 apr. 2024.
Section
CADERNO ESPECIAL – TUMORES NEUROENDÓCRINOS