Tumores Neuroendócrinos: Requesitos Mínimos para o Diagnóstico Clínico
Resumo
Os tumores neuroendócrinos do tubo digestivo, embora continuem a ser raros, quintuplicaram a sua incidência nos últimos 30 anos, havendo cada vez mais certezas de que se trata de um aumento real e não apenas de um aumento de detecção derivado do apuramento da acuidade diagnóstica. Impõe-se por isso a sua divulgação, quer na comunidade médica, quer junto das populações, alertando para os sintomas, que embora na sua maioria sejam inicialmente vagos, podem sugerir o diagnóstico perante um elevado índice de suspeição. O estabelecimento e a divulgação de requisitos mínimos para um diagnóstico clínico é um dos primeiros passos para uma abordagem uniforme e sistematizada destes tumores, permitindo o seu diagnóstico precoce e um tratamento atempado e mais eficaz.
Palavras-Chave: Neuroendócrinos, tumores, requesitos, clínicos
Downloads
Para permitir ao editor a disseminação do trabalho do(s) autor(es) na sua máxima extensão, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar uma Declaração de Cedência dos Direitos de Propriedade (Copyright). O acordo de transferência, (Transfer Agreement), transfere a propriedade do artigo do(s) autor(es) para a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.
Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright (incluindo, para evitar dúvidas, material de fontes online ou de intranet), o(s) autor(es) tem(êm) de obter, dos proprietários dos respectivos copyrights, autorização escrita para reprodução desses extractos do(s) artigo(s) em todos os territórios e edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todas os formulários de autorização devem ser fornecidos aos editores quando da entrega do artigo.